A Transição Sustentável, as atividades sustentáveis e as mudanças climáticas.
- Leopoldina Patriani
- 22 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2023
A transição sustentável para mitigar os efeitos climáticos e os desafios da agenda 2030.
O conceito de transição sustentável, torna-se cada vez mais relevante para todos os objetivos socioambientais de uma empresa. Neste contexto, as ações para esta transição tem como foco principal mitigar os efeitos das mudanças climáticas e planejar ações à adaptação climática.
Como suporte aos esforços desta transição sustentável, por uma economia circular, é necessário que empresas reportem suas ações com transparência alinhadas aos requisitos de "disclosures" sociais, ambientais e financeiro sustentáveis.
A União Europeia é considerada à frente desta transição, apresenta novas regulamentações pela corrida da neutralidade climática, enfatizando que a sustentabilidade, uma transição segura, com resiliência climática, mais eficiência na utilização de recursos e economia circular, são cruciais para garantir a longo prazo, a competitividade na economia.
“Sustainability and the transition to a safe, climate-neutral, climate-resilient, more resource efficient and circular economy are crucial to ensuring the long-term competitiveness of the economy.”
O termo transição utilizado por governos, investidores e empresas devem comunicar , apresentar relatório e suas constantes melhorias socioambientais em seu portfólio, web sites de políticas públicas e governança corporativa, ESG.
As atividades transacionais referem se as sub atividades que fazem uma contribuição substantial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O termo é relacionado com a performance da atividade. O que indica claramente que uma atividade é transacional é quando ela possui compliance.
Com estas definições fica mais claro elaborar uma estratégia empresarial sustentável com targets e metas e um planejamento constando índices de sustentabilidade e sua evolução com compliance.

Quando passa a valer as novas regras para empresas europeias, suas filiais?
A partir de Outubro, "Headquarters" ou Matriz de empresas Multinacionais sediadas na União Europeia e suas filiais ou "Branches" em outros países, deverão adaptar se a esta transição sustentável, assim como toda sua cadeia de valor " Value Chain" cadeia de fornecedores "supply chain".
O que será necessário neste primeiro momento?
Uma estratégia de transição sustentável e um Planejamento com as atividades a serem monitoradas para o Relatório de sustentabilidade. Este novos requisitos ajudarão no acesso aos dados de performance de sustentabilidade, a informações transparentes com compliance contribuindo com o valor da empresa e protegendo investidores de "greenwashing".
Conclusão : A transição sustentável e a evolução das atividades transacionais sustentáveis, com compliance, apresentadas no relatório de sustentabilidade ESG, além de gerar valor às empresas darão o suporte necessário ao sistema financeiro em direção a uma economia mais sustentável.
Commenti