Reciclando o lixo eletrônico nas escolas públicas, educação digital e ambiental.
- MLPZ Digital
- 11 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
O projeto reciclando o lixo eletrônico visa a educação digital ambiental nas escolas públicas, uma iniciativa entre setores para mitigar os impactos negativos e as emissões de CO2 no meio ambiente.

O projeto visa de forma educativa o aumento da reciclagem de lixo eletrônico no Brasil, permitindo aos professores e alunos de escolas públicas participarem e interagirem com equipamentos eletrônicos de maneira segura e consciente. A iniciativa será realizada com gincanas lúdicas nas escolas e servirá para conscientizar alunos do primário até o ensino médio. O destaque principal será a importância do descarte, da reciclagem para minimizar os riscos ambientais à sociedade.
A abordagem ambiental do projeto vincula os principais riscos causados pelo lixo eletrônico na saúde humana e na natureza. E-waste contém vários aditivos tóxicos e substâncias nocivas como mercúrio, retardadores de chama bromados (BFR), clorofluorcarbonos (CFCs), hidroclorofluorcarbonos (HCFCs).
Os níveis de crescimento do lixo eletrônico, o baixo índice de coleta, ecopontos sem descarte adequado e falta de tratamento adequado expõe pessoas e o meio ambiente a riscos graves de saúde.
Segundo o relatório da International Telecommunication Union (ITU), 2021, UNITAR SCYCLE, das Nações Unidas, em 2020 o volume de lixo eletrônico gerado no Brasil foi de 2.2 Milhões de toneladas, 10Kg por habitante sendo o 5o País a gerar mais lixo eletrônico no Mundo.
A meta de reciclagem de lixo eletrônico é de 30% até 2030, só reciclamos 0,4%. Por este grande propósito, é fundamental a integração dos setores para conscientizar a sociedade da importância da reciclagem, do descarte adequado.
O projeto faz parte da estratégia de sustentabilidade do Instituto Limpa Brasil que está em processo de certificação Internacional pela MLPZ com a meta de reciclagem de 0,5% ao ano até 2030.
Neste cenário, as empresas de Tecnologia e Operadoras ao venderem os equipamentos são, junto com os consumidores, co- responsáveis pelo descarte adequado, coleta e reciclagem de celulares, notebooks, tablets, computadores, carregadores e devices.
O projeto Piloto do Instituto Limpa Brasil terá o apoio da IFGICT (Federação Internacional sem fins lucrativos de Tecnologia Informação e Comunicação Verde) da VIVO para instalar os Ecopontos #Eucuidodomeuquadrado em 5 escolas Públicas na cidade de São Paulo, da GM&C que fará a coleta nas escolas para reciclagem e da MLPZ que Auditará todo o processo.
Para mais informações e apoio a escolas inscreva-se no site www.mlpz.com.br e receba o manual educativo para reciclagem de eletroeletrônico. Se quiser ser um voluntário do projeto se inscreva no site do Instituto Limpa Brasil.
Comments